A reversão dos polos magnéticos da Terra já aconteceu antes


A reversão (mudança) do campo  e dos polos magnéticos da Terra já aconteceu várias vezes ao longo dos últimos 800 mil anos.
Os cientistas entenderam que o campo magnético da Terra teve a sua polaridade invertida várias vezes ao longo dos últimos milênios. Em outras palavras, se você estivesse vivo a cerca de 800.000 anos atrás, e de frente para o que chamamos de norte com uma bússola magnética em sua mão, a agulha apontaria para o ‘sul’. Isso ocorre porque uma bússola magnética é calibrada com base nos pólos da Terra. 
As marcas Norte e Sul de uma bússola estariam 180 graus erradas se a polaridade do campo magnético de hoje fossem revertidas. Muitos teóricos tentaram tomar esta ocorrência geológica natural e sugerem que poderia levar a destruição da vida na Terra. Mas haveria algum efeito dramático? A resposta, a partir dos registros geológicos e fósseis que temos de centenas de inversões de polaridade magnética passadas, parece ser “não”.
campomagnético
As REVERSÕES DO CAMPO MAGNÉTICO SÃO A REGRA, não a exceção. A Terra se estabeleceu nos últimos 20 milhões anos dentro de um padrão de uma inversão dos pólos a cada 200.000 a 300.000 anos, embora a última inversão tenha ocorrido há mais do que o dobro desse tempo. A inversão acontece ao longo de centenas ou milhares de anos, e não é exatamente um sacudida limpa de uma volta. Os campos magnéticos se transformam e empurram e puxam um sobre o outro, com vários pólos emergentes surgindo em latitudes ímpares em todo o processo. 
Os cientistas estimam que inversões dos polos tem acontecido, pelo menos, centenas de vezes ao longo dos últimos três bilhões de anos. E enquanto que as reversões aconteceram com mais freqüência em anos “recentes”, quando os dinossauros caminhavam pela Terra, uma reversão é mais provável que aconteça apenas uma vez em cada um milhão de anos. 
Núcleos de sedimentos retirados do leito no fundo dos oceanos podem dizer aos cientistas sobre as mudanças de polaridade magnética, proporcionando uma ligação direta entre a atividade do campo magnético e o registro fóssil. O campo magnético da Terra determina a magnetização da lava como está previsto no fundo do oceano em ambos os lados da Dorsal no meio do Oceano Atlântico, onde as placas continentais norte-americana e europeia estão se separando aos pedaços. 
serpentedefogo

0 comentários:

Postar um comentário