Cientistas conseguem levar sinal de internet à Lua



Vista da Terra a partir da Lua: de acordo com o experimento da Nasa, astronautas poderiam, teoricamente, postar selfies diretamente da superfície lunar AFP / NASA

Experimento feito por pesquisadores da Nasa e do MIT usou quatro telescópios alimentados por transmissores laser

roblemas com sinal Wi-Fi fraco? Que tal então usar a a Lua para resolver a questão? Pois cientistas da Nasa e do MIT comprovaram que é plenamente possível transmitir sinais de internet sem fio pelos 238.900 milhas que separam a Terra e o seu satélite natural. Teoricamente, a conclusão significa que astronautas poderiam, no futuro, postar selfies lunares mais rápidos do que fazemos em nossas casas.

A descoberta será apresentada em 9 de junho, em uma conferência na Califórnia. Para demonstrar que a internet pode ser levada até a Lua, os pesquisadores usaram quatro telescópios separados, instalados no Novo México, para enviar um sinal a um receptor montado em um satélite na órbita lunar. Cada telescópio de cerca de 6 cm de diâmetro foi alimentado por um transmissor laser, capaz de transmitir a informação por impulsos codificados de luz infravermelha.

Como a nossa atmosfera dobra o sinal à medida que ele viaja para a Lua, os telescópios tiveram que transmitir os impulsos de luz por diferentes colunas de ar, para aumentar as chances de que ao menos um dos raios chegasse ao receptor na Lua, o que, de fato, aconteceu.
E se engana quem pensa que a qualidade do sinal que chegou à Lua não era boa. Os pesquisadores conseguiram enviar informações a uma taxa de 19,44 megabits por segundo, podendo realizar downloads na superfície lunar a uma taxa colossal de 622 megabits por segundo — quatro vezes mais rápido que as atuais velocidades de transmissão de rádio.

FONTE: O GLOBO

0 comentários:

Postar um comentário