O anúncio inesperado não foi esquecido na mídia americana, especialmente quando muitos acreditam que há uma reserva forte para fazer muito público dos dados que estão chegando semelhante ao primeiro planeta descoberto 500 anos-luz da Terra.
O presidente do núcleo de parlamentários convocantes - Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia da Câmara de Representantes- foi consultado sobre as causas do tratamento do inesperado tema, ao que respondeu: “O achado de outras formas de vida consciente no universo seria o descobrimento mais significativo na historia humana”. Lamar Smith, republicano pelo estado do Texas, abriu ainda mais interrogantes sobre as causas do convite a especialistas que se encontram entre a nata científica norte americana.
A luta por liderar o campo da astrobiología
Mais além de especulações extravagantes sobre a vida extraterrestre que possa haver no planeta Kepler 186f –(apenas 10% mais grande que a Terra e em igual relação de distância com o Sol)- os analistas reconhecem que os Estados Unidos tem em particular interesse em manter sua liderança no campo da astrobiología, onde tem sido pioneiro e cujas consequências seriam determinantes para o futuro da Humanidade.
Ao finalizar a primeira reunião de políticos e técnicos, os últimos mantiveram certa reserva solicitada, mas reconheceram que ante a existência de novas tecnologias que permitem encarar o tema de outro modo, e também pelo conhecimento científico agora suficiente do que pode ocorrer em outros planetas, é justificáveis aventurar temas para o futuro. Preferiram no entanto recordar que entre os principais problemas que tem seus planos, está o financiamento estatal, que consideram muito menos do que o necessário para os objetivos.
A descoberta de outras formas de vida consciente no universo seria a descoberta mais importante na história da humanidade "
FONTE: THE INDEPENDENT
0 comentários:
Postar um comentário