Observar o universo pode destruí-lo, segundo estudo


Conhecimento é poder – ou pelo menos é o que acreditávamos. Isso porque saber demais pode acidentalmente acionar uma contagem regressiva para o fim do universo, de acordo com físicos americanos.


Observar o universo pode destruí-lo, segundo estudo. Lawrence Krauss, da Case Western Reserve University, em Ohio, EUA, e seu colega James Dent, afirmam que os astrônomos têm acelerado o processo ao longo das últimas duas décadas.

Isso é porque eles já se atreveram a medir a energia escura, a força misteriosa que está dirigindo a expansão do universo.Os pesquisadores que propuseram a ideia afirmam que a observação contínua do universo pode colocá-lo em um estado que pode nos destruir.

A teoria maluca se refere a uma estranha propriedade da física quântica, que controla o comportamento das partículas subatômicas e, possivelmente, de todo o universo.

Sistemas quânticos podem mudar o estado de energia de uma partícula de forma aleatória, por exemplo, quando um átomo radioativo decai.

Alguns cientistas acreditam que o universo está prestes à uma mudança de energia quântica, que destruiria o universo e eventualmente daria origem a um novo.

Se ocorrer um colapso, ele não irá exceder a velocidade da luz, então provavelmente vamos vê-lo chegando, de acordo com os pesquisadores.

A razão para o colapso, segundo o professor Krauss, tem a ver com a maneira estranha com que estados quânticos são afetados por alguém olhando para ele.

No famoso experimento mental do gato de Schrödinger, um gato está em uma caixa trancado. Para a física quântica, ele está vivo e morto ao mesmo tempo, até que alguém abra a caixa, e o estado do gato é decidido.

De acordo com uma lei conhecida como “Efeito Zeno Quântico ’, sempre que observarmos ou medimos algo no nível quântico, definimos o relógio de decaimento de volta para zero.A boa notícia é que, se pararmos de observar, o universo poderia deslocar-se para um estado em que sua decadência seria muito mais lenta.

O mesmo conceito aplica-se ao início do universo. O professor Kraus disse recentemente à revista Radcliffe que o universo surgiu do nada.


“A resposta para a pergunta ‘por que existe algo em vez de nada’, é muito simples”, disse Professor Krauss. “Espere, não será por muito tempo. É um ciclo”.

1 comentários: