Cometa Ison: novos indícios agora mostram o seu fim


COMETA ISON MORRE … NOVAMENTE: 
O CometA ISON está desaparecendo rapidamente, na medida em que se afasta do sol após o seu periélio. Seja qual for a parte do cometa que tenha sobrevivido ao sobrevôo do dia de Ação de Graças (28/11) próximo ao sol agora ele parece estar se dissipando em uma nuvem de poeira.
Assista o filme a seguir para ver imagens dos últimos 3 dias centrado no dia do periélio (dia de maior aproximação do Sol em 28/11 – registrado em foto acima)
Tradução, edição e imagens:  Thoth3126@gmail.com
Este novo desenvolvimento torna improvável que o cometa ISON vai aparecer dando um bom show, nos céus da madrugada do início de dezembro, depois de sair do seu encontro muito próximo com o sol. Astrofotógrafos experientes podem ser capazes de capturar imagens do “fantasma” do cometa no céu antes do amanhecer, mas um espetáculo a olho nu parece agora estar descartado.
Nas imagens de ontem, à primeira vista, parecia que o cometa Ison manteria a sua integridade após o seu encontro muito próximo com o sol, fato que não se confirmou na medida em que ele se afastou do astro rei, conforme as novas imagens acima apresentadas.
Em 29 de novembro, o piloto Brian Whittaker tentou pegar um primeiro vislumbre do Cometa ISON desde a Terra, pós-periélio, a partir de um avião voando a 36.000 pés (10.800 mil metros) de altitude sobre o Círculo Polar Ártico, no norte do Canadá. Mas não teve sorte:
“As condições de visualização ideal do Ártico não revelou a presença do Cometa ISON”, relatou Whittaker. ”Este meu relatório é negativo para saciar a sede de outros companheiros sonhadores sob céu nublado ou mais ao sul do planeta. Mais tarde eu pude ver que a sonda SOHO mostrou o escurecimento do cometa ainda mais.”
Apesar do resultado negativo Whittaker, disse que é muito cedo para descartar as observações da Terra, como o cometa agora dado duas vezes como morto afastar-se do brilho do sol. Enquanto isso, a frota de espaçonaves observatório solar da NASA vai monitorar os restos mortais do cometa. Fique ligado para mais atualizações com imagens.

0 comentários:

Postar um comentário