![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaSziZZyg5FMBOD-A-Gx2VtIX0IvJo9vmc7Ust0ZCwe_1DXY9_DmpUE64di_A7pQFtQL-o2AKkHkyRyRoOMYnnZZ4-FcjkQN-783mM3HCtORxAnH8t7fvU6dP6Rg5i2EjaTrOsUZWHORg/s560/Galaxia-e-materia-escura-1260x710.jpg)
A matéria escura é um enigma: nós não sabemos exatamente o que ela é, mas sabemos que ela existe. O canal Kurzgesagt do YouTube tenta desvendar esse conceito no vídeo a seguir.
Os cientistas sabem que a matéria escura existe porque veem os seus efeitos sobre a matéria luminosa – ela puxa gravitacionalmente a matéria em torno dela.
No entanto, ela não emite radiação eletromagnética – ou seja, luz, ondas de rádio, raios X ou gama; não é antimatéria (ou seja, não se cancela quando entra em contato com matéria); e nem forma buracos negros.
Teorias dizem que a matéria escura é apenas uma propriedade do espaço: o espaço vazio é preenchido com partículas que se formam espontaneamente do nada e desaparecem.
Por que isso é importante? Porque a matéria luminosa compõe menos de 5% do universo conhecido. Cerca de 20% é matéria escura, e 70% é energia escura – e ambas são invisíveis.
O vídeo explica:
Matéria escura é a coisa que faz ser possível galáxias existirem. Quando calculamos porque o universo é estruturado da forma que é, rapidamente se torna claro que não existe matéria normal necessária para isso. A gravidade da matéria visível não é forte o suficiente para formar galáxias e estruturas complexas…
Então, sabemos que há algo dentro e em volta delas. Algo que não emite ou reflete luz. Algo escuro…
FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário