Cometa Ison sobreviveu à sua passagem (Periélio) pelo SOL


O COMETA ISON ESTA BEM VIVO!
 Cancelemos o funeral. O Comet ISON está de volta dos mortos. Ontem, dia 28 de novembro, o Cometa ISON voou muito próximo através da atmosfera do sol e, em dado momento, parecia se desintegrar diante das câmeras de várias espaçonaves da NASA e ESA (European Space Agency) que acompanhavam de muito perto o seu mergulho rumo ao sol. Isso provocou relatos e especulações da desintegração do cometa. 
Tradução, edição e imagens:  Thtoh3126@gmail.com
Antes do sobrevôo, os especialistas tinham feito muitas previsões sobre o que poderia acontecer com o cometa ISON, que era desde a desintegração até a sua gloriosa sobrevivência. Ninguém previu ambos.
Fonte: http://spaceweather.com/ - NASA
Karl Battams da NASA’s Comet ISON Observing Campaign diz que ”[seu colega] Matthew Knight e eu estamos arrancando os nossos cabelos agora, pois sabemos que muitas pessoas do público, os meios de comunicação e as equipes de ciência astronômica querem saber o que aconteceu com o Cometa Ison. Nós gostaríamos de já ter uma resposta agora, mas aqui está a nossa hipótese de trabalho:
“À medida que o cometa ISON mergulhou em direção ao Sol, começou a desmoronar, perdendo fragmentos não gigantes, mas, pelo menos, um monte de pedaços de tamanho razoável. Há evidências de  poeira muito grande na cauda longa e fina que vimos em Imagens do SOHO [SOHO Coronagraph].
Hoje, o cometa foi ressuscitado e está rapidamente aumentando o seu brilho e se iluminando mais. Clique para ver um filme do coronografo da espaçonave SOHO(Solar Heliospheric Observatory) do sobrevôo surpreendente durante o periélio do Cometa ISON:
Ontem, 28 de novembro, o Cometa ISON voou muito próximo através da atmosfera do sol e, em dado momento, parecia se desintegrar diante das câmeras de várias espaçonaves da NASA e ESA, mas sobreviveu à sua passagem pelo Periélio.
Então, na medida que o ISON mergulhou através da corona solar, continuou a cair e a vaporizar, perdendo sua coma e cauda completamente como o sungrazing Cometa Lovejoy fez em 2011. O (pedaço) que surgiu a partir do seu contorno pelo Sol era um pedaço pequeno, mas talvez um novo núcleo coerente que retomou a emitir poeira e gás, pelo menos até o momento.
Battams enfatiza que ainda é muito cedo para dizer o tamanho restante e quão grande é o núcleo remanescente do cometa ou o quanto brilhante que o Ison ressurgirá ao terminar de dar a volta ao sol. ”Nós temos um novo conjunto de incógnitas e isso é sobre um objeto louco, dinâmico e ridiculamente imprevisível que continua a surpreender, nos surpreender diariamente e a nos confundir para nenhum fim lógico. Nós pedimos que vocês, por favor, sejam pacientes conosco por mais um par de dias, na medida em que analisamos os dados para tentarmos descobrir o que está acontecendo.” Em outras palavras, fique atento.
A seguir um vídeo em HD do astrofotógrafo Babak Tafreshi que compara os pontos de vista do cometa ISON de ambos os coronógrafos do observatório espacial solar SOHO.
ACIMA: O astrofotógrafo Babak Tafreshi editou um vídeo em HD que compara os pontos de vista do cometa ISON de ambos os coronógrafos do observatório espacial solar SOHO. ”Parece que o cometa poderá se tornar um objeto visível a olho nu, com vários graus de comprimento do tamanho de sua cauda por volta do dia 02 ou 03 de dezembro, ele prevê. ”Não será o cometa do século, com certeza, e provavelmente mais fraco que o Sungrazer Lovejoy foi em dezembro de 2011, mas um alvo para se ver imagem interessante, faltando poucas noites ainda”

0 comentários:

Postar um comentário